O guia definitivo do home office

Para quem trabalha em casa, o home office é um espaço muito importante. Veja dicas para tornar esse ambiente um refúgio para o ofício e criatividade.

Segundo estudo da empresa americana SurePayroll realizado no ano passado, dois terços dos gerentes afirmaram que funcionários remotos são muito mais produtivos que colaboradores in loco. E mais: nos últimos 10 anos, o número de pessoas que trabalham neste formato flexível de trabalho saltou de 9% para 37%.

No entanto, engana-se quem pensa que basta uma mesa e uma cadeira para tornar qualquer ambiente um home office. Para ser tão produtivo quanto dentro de uma empresa é preciso pensar em seguir algumas regras básicas da organização e decoração. Pensando nisso preparamos algumas dicas imperdíveis para você que pensa em trabalhar em casa, olha só:

Sem distrações

Um das coisas mais importantes na hora de trabalhar é manter o foco nas atividades para garantir que a produtividade não se abale. Por isso, é muito importante separar um espaço da casa onde seja possível se isolar e ficar longe de qualquer coisa que o distraia – pessoas, TV, sons e barulhos externos e mais. Uma ideia: se a janela é muito movimentada, invista em uma persiana, assim como este ambiente decorado da foto abaixo.

Ergonomia que vale a pena

O recomendado para qualquer home office é criar uma espécie de extensão da empresa em casa. Por isso, é muito importante ter uma estação de trabalho que seja ergonomicamente perfeita para você. Ou seja, nada de se esticar com o notebook no sofá ou dar aquele jeitinho para se acomodar na mesa de jantar, afinal, passar muitas horas de trabalho em uma posição incorreta pode trazer dores e outros problemas para a sua postura corporal. Então, invista em uma cadeira office confortável e uma mesa de um tamanho adequado para poder escrever e digitar.

Organização é fundamental

Não é porque seu escritório é em casa que ele precisa ser desorganizado. Use nichos, prateleiras e estantes a seu favor, colocando no lugar todos os objetos necessários para o dia a dia, além de dar aquele up com alguns itens decorativos. Deste modo, você consegue deixar o que precisa sempre à mão e o home office ficará super organizado.

Iluminação funcional

Trabalhar em casa significa estar alerta e confortável o suficiente para garantir a ergonomia. E a iluminação está diretamente ligada a isso, pois muitos especialistas apontam que luzes amarelas dão aquela sensação de aconchego e descanso, ao passo que luzes brancas são mais funcionais e ideais em espaços nos quais precisamos de mais atenção. Muitos projetos, no entanto, podem mesclar estas duas ideias a fim de trazer beleza e funcionalidade ao mesmo tempo. Outra dica legal é aproveitar a iluminação natural, já que ela é ótima para o trabalho – e ainda é de graça!

Paredes personalizadas

Para dar aquele toque decorativo na hora de montar home office, que tal transformar as paredes? E, olha, as possibilidades são muitas: papel de parede, textura, quadros, placas decorativas e mais. Até pintar uma das paredes vale, justamente para tornar o ambiente mais personalizado e que possa aguçar a criatividade.

Se gostou destes truques para montar o seu home office, traga seu projeto para a Ben Fatto. Visite nosso showroom e confira o melhor custo-benefício da cidade!